google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Badminton | cretreslagoas

O CRETL oferece a modalidade de Remo e Canoagem totalmente gratuito no Balneário Municipal de Três Lagoas. Todo o equipamento necessário para a prática desta modalidade é do próprio centro e está disponível para os alunos e alunas desta modalidade, sendo 20 Caiaques com remos da Brudden Náutica e coletes salva - vidas (iten obrigatório).

Badminton

Aos poucos o esporte foi tomando maiores proporções. Em 1300, por exemplo, surgiu o termo regata, em Veneza, já tradicional pela disputa nas águas. Os venezianos também foram os responsáveis pela criação das provas com timoneiros. Depois, o remo só foi passar por mudanças significativas no fim do século 18, com o surgimento das regras que regem o esporte. Assim, em 1775 ocorreram as primeiras regatas oficiais.

Antes dos motores e das velas impulsionarem as embarcações pelas águas, o homem contava apenas com a própria força e um objeto para se locomover: o remo. Seguindo o destino natural de todas as atividades em que é possível competir, o remo se transformou em esporte.

Antigamente, até mesmo grandes barcos eram impulsionados por enormes e pesados remos, geralmente manuseados por escravos. Isso só foi mudar com o surgimento das velas, deixando os remos apenas para pequenas embarcações. Embora haja registros muito antigos da utilização do remo como meio de propulsão para balsas, as primeiras competições só foram disputadas no século 11, ainda em caráter festivo.

A evolução dos barcos e dos próprios remos começou a fazer a diferença logo depois. Com barcos adaptados para a competição, surgiu em 1829 o tradicional desafio entre as universidades inglesas de Oxford e Cambridge, que até hoje é disputado. 

Sobre

Em 1892, com a criação da Federação Internacional de Remo, a modalidade deu um passo fundamental para entrar no programa olímpico, estreando em Paris-1900 para nunca mais sair.

Os mais de 8.000 km de litoral brasileiro, além de centenas de rios, lagos e lagoas, são um convite natural à prática do remo. Os duelos entre barcos popularizaram-se no século XIX, com a primeira regata de que se tem registro disputada entre escaleres e baleeiras na enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1851, mesmo ano da fundação do pioneiro Grupo dos Mareantes, em Niterói. Nas décadas seguintes surgiram vários clubes e sociedades de regatas, com provas comemorativas realizadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Pernambuco.

Em 1894, os gaúchos criaram a primeira entidade dirigente do remo no país: o Comitê de Regatas, embrião da atual Federação de Remo do estado. A iniciativa partiu dos clubes Ruder-Club Porto Alegre e Ruder-Verein Germânia, fundados em 1888 e 1892, respectivamente, cuja fusão originaria o Clube de Regatas Guaiba-Porto Alegre (GPA), ainda em atividade.

O Rio de Janeiro viu a fundação de outros três clubes centenários: Club de Regatas Botafogo (1894), Club de Regatas Flamengo (1895) e Club de Regatas Vasco da Gama (1898). Em 1900, os três participaram da assembléia que transformou a União de Regatas Fluminense, instalada em 1897, em Conselho Superior de Regatas, renomeado Federação Brazileira de Sociedades de Remo (FBSR) em 1902, quando instituiu o Campeonato Brasileiro de Remo.

No ano seguinte, a entidade foi reconhecida pela FISA (Federação Internacional de Remo, fundada em 1892) como representante do esporte no país, a despeito da existência de outras entidades estaduais. A unificação veio em 1916, com a criação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que passou a coordenar a maioria das modalidades, incluindo o remo. Em 1919, a nova entidade assumiu a organização do Campeonato Brasileiro, com a FBSR restringindo sua atuação ao Rio de Janeiro.

Ausente das Olimpíadas apenas uma vez desde 1920, o remo brasileiro conseguiu seu melhor resultado nos Jogos de Los Angeles (EUA), em 1984, com o quarto lugar no Dois Com, tripulado por Nilton Silva Alonço (t), Walter Hime Soares e Ângelo Rosso Neto. Vinte anos depois, em Atenas, Fabiana Beltrame fez a estréia do país no remo olímpico feminino, em 14º lugar no Single Skiff. 

Em 2011, a catarinense voltou a fazer história ao ganhar o primeiro ouro do país em uma etapa da Copa do Mundo, em Hamburgo, na Alemanha, e ao vencer a mesma prova no Campeonato Mundial em Bled, na Eslovênia, o melhor resultado de um remador brasileiro, até agora.

O Remo no Brasil

História da Canoagem

Surgiu na Groelândia, onde canoas eram usadas por esquimós como veículo de pesca e trabalho. 

As canoas foram desenvolvidas primeiramente pelos povos nativos da América do Norte. A palavra canoa origina-se da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa construída de tronco de árvore. Enquanto esporte, a canoagem tem pouco tempo de existência. Participou pela primeira vez dos jogos Olímpicos na Alemanha, em 1936. Dentre as várias modalidades existentes, destacam-se: o Freestyle, Canoagem Oceânica, Caiaque-Pólo, Maratonas, Canoagem Velocidade, Canoagem Slalom. As duas últimas modalidades olímpicas. 

A canoagem é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque. Em razão de sua tradição e organização, é considerada como um dos principais esportes olímpicos. 

No Brasil, o esporte é regulamentado pela CBC (Confederação Brasileira de Canoagem), responsável por organizar as competições e determinar os campeões de cada modalidade. A Confederação Brasileira de Canoagem foi instituída em 1988. 

A Canoagem Velocidade, apresenta-se em canais construídos artificialmente, com 2.000 metros de comprimento e 3 metros de profundidade. 

A Canoagem Slalom, modalidade olímpica desde 1992, é praticada com caiaques ou canoas em águas rápidas, em percursos que variam entre 250 e 300 metros. A canoagem turismo e aventura é uma especificidade que não se inclui nos padrões de esporte de competição. Seu objetivo principal é a aproximação do homem com a natureza. De acordo com especialistas e adeptos do esporte, o mesmo proporciona benefícios físicos e psicológicos. 

Para as crianças, se constitui em uma prática que amplia a coordenação motora em geral, além da melhora das capacidades cardiorrespiratórias, por suas características em que utiliza dos principais grupos musculares. A sua prática também ajuda para o desenvolvimento de uma consciência ambiental, por ser praticado em ambientes naturais na maioria das vezes, o que contribui para uma formação mais cidadã.

É um esporte geralmente de agilidade e velocidade, praticado em barcos estreitos, em que o remador usa os braços, tronco e pernas para mover o barco o mais depressa possível, em geral em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar. Pode ser praticado em diferentes categorias, desde barcos para uma pessoa, duas, quatro ou oito.

Fontes:

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!