google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html 12 de Junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

12 de Junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.


Celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, a data traz um olhar de alerta à população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente. Assim o papel do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil promove o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e outras violações dos seus direitos humanos fundamentais.


A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.


Esporte e Educação como ferramentas de libertação


O esporte e a educação têm papel transformador em uma sociedade. São duas ferramentas que andam lado a lado combatendo toda forma de violação aos direitos humanos.

Os projetos sociais são instrumentos diretos na erradicação do trabalho infantil. Através de boas práticas é possível conscientizar a população acerca do tema, oferecer oportunidades de lazer e educação para crianças e jovens. Dessa forma poder prevenir que o trabalho infantil tire das crianças o seu direito de brincar, estudar.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura que o acesso ao esporte, ao lazer e à convivência familiar e comunitária estão entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurá-los.


O Centro de Referência Esportiva Três Lagoas, é um compromisso com a criança e o adolescente para que seus direitos sejam garantidos.


"O compromisso com a cidadania e o protagonismo juvenil através do Esporte" Gilbert Schanik - Diretor Executivo do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas.

Sobre o Centro:


O Projeto Centro de Referência Esportiva Três Lagoas é uma iniciativa estruturada a partir da consolidação de um espaço popular para a prática esportiva, com o propósito de ofertar atividades esportivas educacionais para atendimento a crianças, adolescentes e jovens, de maneira integrada com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e com as políticas públicas locais.


O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação e democratização do acesso a atividades esportivas educacionais inclusivas e qualificadas; a formação cidadã por meio de ferramentas de Educomunicação e Educação Ambiental por meio de práticas para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Desse modo o CRE/TL se conecta a diferentes redes e projetos nacionais e internacionais por meio de parcerias estratégicas e plataformas de comunicação globais e locais.


Mais em https://www.cretreslagoas.org/quem-somos

9 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!