google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html 21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua Materna

21 de fevereiro: Dia Internacional da Língua Materna

Em 21 de fevereiro é comemorado o dia Internacional da Língua Materna .




A data comemorativa foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no dia 17 de novembro de 1999, cujo objetivo sendo a visibilidade da diversidade linguística e cultura entre diferentes nações.


Mas, você sabe o que vem a ser “Língua Materna”? Para Aryon Rodrigues, Professor de Letras da Universidade de Brasília, “a língua materna (a primeira língua que a criança aprende, geralmente ensinada pela mãe) é aquela por meio da qual cada pessoa se humaniza e socializa, adquirindo a experiência das gerações anteriores e aprendendo a viver e sobreviver em sociedade”.


Vamos entender a origem do Dia Internacional da Língua Materna, segundo o site Caledarr “A ideia para proclamar um dia dedicado à língua materna surgiu a partir do Dia do Movimento da Língua, criado em 1952 e celebrado desde então em Bangladesh.


Um grupo de estudantes organizaram uma campanha para incluir o bengalês como uma das línguas oficiais do Paquistão, em 21 de fevereiro de 1952. No entanto, acabaram sendo todos assassinados por forças policiais, que atearam fogo em seus corpos.


Este movimento em prol da inclusão do bengalês começou quando Muhammad Ali Jinnah, general paquistanês, declarou que o idioma Urdu passaria a valer como língua oficial tanto no Paquistão do Oeste, como no Leste (local que tinha como língua principal o bengali).


É importante ressaltar que ao comemorar o está data o é pretendido proteger todas as línguas faladas no mundo, de forma que haja respeito pela diversidade linguística dos diferentes povos.

Dados do Ethnologue.com mostram que “o número de idiomas individuais listados para o Brasil é 238. Destes, 218 estão vivos e 20 estão instintos. Das línguas vivas, 202 são indígenas e 16 não indígenas. Além disso, 7 são institucionais, 30 estão em desenvolvimento, 27 são vigorosos, 57 estão com problemas e 97 estão morrendo.


Um pouco de HISTÓRIA


Línguas

Atualmente, mais de 150 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas no Brasil. Elas integram o acervo de quase sete mil línguas faladas no mundo contemporâneo (SIL International, 2009). Antes da chegada dos portugueses, contudo, só no Brasil esse número devia ser próximo de mil.


No processo de colonização, a língua Tupinambá, por ser a mais falada ao longo da costa atlântica, foi incorporada por grande parte dos colonos e missionários, sendo ensinada aos índios nas missões e reconhecida como Língua Geral ou Nheengatu. Até hoje, muitas palavras de origem Tupi fazem parte do vocabulário dos brasileiros.


Da mesma forma que o Tupi influenciou o português falado no Brasil, o contato entre povos faz com que suas línguas estejam em constante modificação. Além de influências mútuas, as línguas guardam entre si origens comuns, integrando famílias linguísticas, que, por sua vez, podem fazer parte de divisões mais englobantes - os troncos linguísticos. Se as línguas não são isoladas, seus falantes tampouco. Há muitos povos e indivíduos indígenas que falam e/ou entendem mais de uma língua; e, não raro, dentro de uma mesma aldeia fala-se várias línguas - fenômeno conhecido como multilinguíssimo.


Em meio a essa diversidade, apenas 25 povos têm mais de cinco mil falantes de línguas indígenas: Apurinã, Ashaninka, Baniwa, Baré , Chiquitano, Guajajara, Guarani(Ñandeva, Kaiowá, Mbya), Galibi do Oiapoque, Ingarikó, Huni Kuin, Kubeo, Kulina,Kaingang, Mebêngôkre, Macuxi, Munduruku, Sateré Mawé, Taurepang, Terena, Ticuna,Timbira, Tukano, Wapichana, Xavante, Yanomami, e Ye'kwana.

Referências externas com fontes nas palavras em destaque.

19 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!