google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html

A importância das Artes Marciais na Educação Física


Ensinar como atingir, derrubar e imobilizar um adversário pode parecer contraproducente quando falamos de educação e esporte. Afinal, já vivemos tempos em que a violência gratuita, real e fictícia, cerca nossos jovens.


Porém, temos de saber diferenciar as lutas, que são modalidades esportivas, das brigas, que são manifestações de agressividade e violência. Assim como qualquer outro esporte, jogos e atividades, as lutas são um tema importante no ensino da Educação Física.


Para o capoeirista, professor e mestre André Luis, "A questão da violência, da luta agregando valores negativos é algo passado. A Capoeira, Judô, Kung Fu, o Jiu Jitsu, qualquer arte marcial, ensinam o respeito mútuo, a disciplina, a moderação e o autocontrole. É oposto da violência."


Segundo o Mestre, "Toda didática esportiva é importante pra poder gerar um princípio de sonho para a criança, a esperança, algo que vá além da atividade física". Como professor de Capoeira, o Mestre explica que "ela, a Capoeira, proporciona além de tudo isso uma didática corporal e musical muito diferentes, é um esporte completo onde trabalhamos as partes física, mental, perceptiva, os sentidos e a música".


Cada luta tem suas próprias características, com regras e movimentos específicos, e costumam fazer parte da história e cultura de um povo. Independente da força, da altura, sexo ou aptidão física, todos podem praticar artes marciais, o que as tornam um esporte bastante inclusivo e diverso. Segundo André Luis, é possível desenvolver questões que vão além do físico através da Capoeira. "Em uma única aula nós conseguimos desenvolver todas as inteligências múltiplas de Gardner, como afeto, carisma e sociabilização".


E é sempre bom o professor ter em mente que o objetivo não pode é transformar os alunos em lutadores profissionais, voltados para o alto rendimento, e sim ensiná-los a ter mais consciência sobre o próprio corpo. Para isso é necessário fazer com que eles conheçam as características da luta, as técnicas, a história, vestimentas e países em que elas são praticadas.


O Mestre André Luis é formado em Educação Física e Pedagogia, pós-graduado em Educação Inclusiva e trabalha com foco na Capoeira, além de coordenar o projeto social Atleta do Bem em Três Lagoas há mais de dezoito anos com aulas gratuitas para toda a comunidade.


Mestre André Luis, à direita, na Semana da Criança no CRE-TL


4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090