google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Alunos do JOMAP realizam documentário sobre os 50 anos da escola

Alunos do JOMAP realizam documentário sobre os 50 anos da escola

Os alunos do ensino médio da Escola Estadual João Magiano Pinto estão produzindo um documentário com diversas entrevistas, histórias e muita pesquisa sobre os cinquenta anos dessa escola tão emblemática para a cidade de Três Lagoas.


O documentário Jomap 50 Anos, é um presente dos alunos do ensino médio que fazem parte do projeto de Educomunicação do CRE-TL para a escola que completa em 2020, cinquenta anos de existência. Para falar do assunto, os alunos precisaram pesquisar toda a história de quem foi João Magiano Pinto, encontraram antigos alunos e professores e realizaram diversas entrevistas.


Para Lucas Bastos Domingues, 17 anos, e aluno do 1º ano do Ensino Médio, as principais dificuldades foram encontrar material para contar essa história. "No início, o processo de levantamento da história foi um pouco difícil", explica Lucas. "Pra Contar a história do JOMAP precisamos contar quem Foi João Magiano Pinto e sua importância para a educação em Três Lagoas e é um pouco complicado encontrar registros da história da cidade", explica o estudante.


Lucas afirma que não existem muitos livros ou registros fáceis de encontrar, por esse motivo boa parte das informações que conseguiram foi através das histórias de pessoas que, em algum momento, estiveram no Jomap ou 2 de Julho, a escola fundada pelo Professor Magiano.


"Pra mim o mais interessante foi descobrir a história do Magiano e da escola 2 de Julho, que tornou-se Afonso Pena quando o Magiano entregou a administração para o Estado, e como ele conseguiu criar a maior escola da região mesmo tendo estudado só até o 4ºano e sendo praticamente surdo", conta Lucas.


"A história do professor João Magiano e da sua esposa Profª Eufrosina é um exemplo de Perseverança e amor à Educação"

Lucas também diz que "o processo de produção desse Documentário pra mim está sendo incrível, não tem explicação a alegria em ver todos envolvidos trabalhando principalmente nas filmagens". Ele reforça que o projeto

"É uma coisa que está me marcando muito. Fui incentivado a aprender as coisas de uma forma diferente, estar mais próximo das pessoas, conversar, ler e fazer pesquisas além da internet."

"Ao registrar essa história em um Documentário, algo quase inédito pra história da nossa cidade, me faz ver que a gente não tá só contando uma história, estamos colocando nosso nome numa parte dela e isso vai ficar pra sempre", conta o estudante.


O lançamento do documentário está previsto para Janeiro de 2020 em uma sessão de cinema especial com diversos convidados que fizeram, e ainda fazem, parte dessa história.




72 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!