google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Amar o Mar: confira a segunda edição da revista anual do Projeto Albatroz

Amar o Mar: confira a segunda edição da revista anual do Projeto Albatroz

Dividir conquistas, resultados e avanços institucionais, levando informações relevantes sobre conservação marinha e a riqueza desse ecossistema. Esses são os principais objetivos da segunda edição da revista Amar o Mar, produzida pelo Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras.


A coordenadora de comunicação do Projeto Albatroz e editora da Revista Amar o Mar, Jéssica Branco está satisfeita com a repercussão da revista.

“Somente no Facebook, a primeira edição alcançou mais de cinco mil pessoas e a nova já chegou a 12 mil usuários pela internet”, explica Jéssica.

Assim como na primeira edição, as matérias estão divididas em quatro editorias que coincidem com os eixos de trabalho da instituição: pesquisas, educação ambiental, políticas públicas e comunicação ambiental. Elas detalham as principais atividades da equipe em encontros científicos nacionais e internacionais, desenvolvimento e testes de medidas mitigadoras, eventos de educação ambiental e workshops.


Na área de políticas públicas, o destaque foi para o pontapé inicial da materialização de um sonho antigo do Projeto Albatroz: a construção de seu Centro Albatroz, graças à cessão de uma área de 18 mil m² pela Prefeitura de Cabo Frio (RJ). O local abrigará pavilhão de exposições, trilhas, espaços educativos, entre outras estruturas que aproximarão crianças, estudantes, pescadores, turistas e moradores da região das aves que sobrevoam o oceano do estado.


Realizada em maio deste ano em Florianópolis (SC), a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP) é o destaque da editoria de pesquisas. A coordenadora geral do Projeto Albatroz, Tatiana Neves, é vice presidente do comitê assessor do ACAP e contribuiu para a apresentação de dados relevantes para a conservação desses animais. Ela recebeu ainda homenagens da comunidade científica por sua dedicação à causa.


Na área de educação ambiental, o principal destaque foi a realização do III Encontro Nacional Jovem Mar pelo Coletivo Jovem Albatroz, em Bertioga (SP) com a participação de mais de 50 jovens de diferentes lugares do país, representantes de coletivos da Rede Biomar, formada pelos projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Tamar.

Na editoria de comunicação ambiental, além dos grandes resultados das ações nas redes sociais, das veiculações de sucesso na mídia e dos materiais promocionais diferenciados produzidos no último ano, a revista também dá destaque ao IV Workshop de Comunicação Ambiental da Rede Biomar, realizado pelo Projeto Albatroz na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP).


O evento hiperlotou o auditório da universidade e contou com a participação do jornalista e presidente da Rede Brasileira Jornalismo Ambiental (RBJA), Dal Marcondes, além de representantes dos projetos, Coral Vivo e Tamar, entre outros nomes importantes da comunicação e da área técnica voltada ao meio ambiente.


Conteúdos especiais

Além dos textos jornalísticos sobre as atividades da instituição, a revista Amar o Mar também traz seções com assuntos relevantes para a conservação de aves marinhas. Na área ‘Biologia do Albatroz’ o leitor conhece detalhes sobre as características de voo dessa ave, conhecida pelo seu planar semelhante ao dos tradicionais aviões planadores.


Na seção ‘Diário de Bordo’, o observador Gabriel Sampaio traz um relato emocionante sobre sua viagem de 25 dias com a embarcação Maria, em Rio Grande (RS). Entre fortes ventos, ele pôde avistar mais de dez espécies de albatrozes e petréis se alimentando de iscas usadas na pesca de espinhel.


Integrando a editoria de educação ambiental, a responsável pelo Coletivo Jovem Albatroz, Thaís Lopes, deu uma entrevista especial sobre a Educomunicação como ferramenta indispensável para a conservação marinha.


A revista pode ser baixada na integra clicando aqui


Este texto é parte de uma campanha do CRE para apresentar aos nossos leitores outros projetos patrocinados pela Petrobrás. O texto original foi publicado pelo Projeto Albatroz e pode ser conferido neste link.


Sobre o Projeto Albatroz:

Albatrozes são aves marinhas migratórias e passam a maior parte de sua vida em alto mar, onde interagem com a pesca de espinhel. O alvo desta técnica de pesca industrial são peixes grandes como o atum. Sem intenção, a pescaria pode fisgar também albatrozes e petréis. Reduzir esta captura incidental é a maior missão do Projeto Albatroz.


O trabalho que desenvolvemos é mantido pelo Instituto Albatroz, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Para que nossa missão seja cumprida trabalhamos em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.


Nossa principal linha de ação é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas.

Como resultado desse esforço, temos a formulação de medidas que protegem as aves, a sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e o apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas belas aves no Brasil.


Contamos com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e temos o apoio da Royal Society for Protection of Birds (RSPB), do programa Albatross Task Force (ATF), Birdlife International e Save Brasil.

Atualmente, temos base nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).




4 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!