google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html

Conheça o Ping-Ball, modalidade criada pelos alunos da E. M. Gen. Nelson Custódio de Oliveira

No último Sábado, dia 09, no ADEN em Três Lagoas aconteceu a terceira edição dos Jogos Abertos Escolares da SEMEC, o JAES. Durante os jogos, mais de 420 alunos puderam participar de atividades e competir de maneira leve e divertida nas mais diversas modalidades. E entre os esportes praticados durante o JAES, um dos principais destaques foi o Ping Ball. Mas afinal de contas, o que é o Ping Ball?


A Ideia

Para entendermos um pouco mais sobre essa modalidade, conversamos com o responsável por ajudar os alunos da escola Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, o professor de Educação Física, Jony Michel Coimbra Martins.


"A ideia surgiu durante as aulas de educação física", comenta Jony, "como só temos uma quadra pra vários professores de educação física, nós acabamos tendo de dividir e ficamos com o espaço um pouco limitado", afirma o professor. E foi nessa situação que ele teve a ideia de aproveitar e criar uma modalidade em que as crianças passavam a bola de pra outra com a palma de mão, como se fosse uma raquete de tênis de mesa.


Criando um Esporte

Jony nos explicou que a ideia para a criação da modalidade surgiu como uma proposta para o projeto Criar Esporte elaborado pela SEMEC. "Quando veio o projeto da SEMEC, Criar Esporte, lembrei dessa atividade e resolvi transformá-la em um esporte, ampliando suas áreas, usando uma rede baixa igual a do Tênis, definindo que o saque seria com a mão em forma de raquete e colocando a regra dos dois toques", explica o professor.


"O projeto Criar Esporte aqui da SEMEC foi feito pra incentivar os professores a buscar criar um esporte junto aos alunos. O Jony e os alunos da Nelson Custódio criaram esse esporte que acabou sendo a modalidade selecionada para participar do JAES", explica o coordenador pedagógico da SEMEC, Semy Elias.


As Regras

E as regras do Ping Ball são bastante simples. O objetivo é passar a bola para o lado adversário da quadra e fazê-la tocar duas vezes no chão. A pontuação é definida ao longo de 3 games de 11 pontos e ganha o jogador, ou dupla, que vencer dois dos três games.


Jony conta orgulhoso que "quem criou o nome e as regras, e toda a adaptação do jogo foram os próprios alunos, tivemos até trabalhos em sala de aula para eles criarem o logo do esporte e o votarem no nome que mais gostaram". O professor também explica que contou com grande apoio de Fernanda Caldeira, também professora de Educação Física, que auxiliou na criação das ideias e regras, com uma participação muito grande no projeto.



6 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090