google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html #JuntosPelaBiodiversidade: O Dia Internacional de Diversidade Biológica.

#JuntosPelaBiodiversidade: O Dia Internacional de Diversidade Biológica.

Fauna e Flora de Três Lagoas, riqueza sul-mato-grosensse.

#JuntosPelaBiodiversidade

Além da diversidade em fauna, Três Lagoas tem uma gama de plantas aquáticas como vitória-régia, aguapé, flor-de-lótus e muito mais espécies.

O dia 22 de maio é celebrado mundialmente como o Dia Internacional da Diversidade Biológica. Instituída por uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, A/RES/55/201, a data celebra a conservação da biodiversidade e afirma a importância de toda a humanidade em defendê-la.


O que é biodiversidade?

Biodiversidade ou Diversidade Biológica, é o termo dado à variedade de vida na Terra e aos padrões naturais que ela forma. Ela é o fruto de bilhões de anos de evolução, moldados por processos naturais e, cada vez mais, pela influência dos seres humanos. Nela existe uma ampla variedade de plantas, animais e microorganismos, bem como as diferenças genéticas de cada espécie.


Outro aspecto importante da biodiversidade, é a variedade de ecossistemas. Desertos, florestas, pântanos, montanhas, lagos, rios e paisagens agrícolas, em cada um desses ecossistemas, criaturas vivas, incluindo nós seres humanos, formamos uma comunidade interagindo entre si, também com o ar, a água e o solo ao nosso redor.


A importância da biodiversidade


A biodiversidade fornece bens e serviços que sustentam nossas vidas, por este motivo ela deve ser protegida. A perda da biodiversidade ameaça nosso suprimento de alimentos, oportunidades de recreação, turismo, fontes de energia e medicamentos.

Atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que recorrem à natureza atrás de plantas e ervas que curam e este é apenas um dos vários sinais de que a biodiversidade precisa ser protegida.


O declínio da biodiversidade é resultado da atividade humana e representa uma grande ameaça para nós mesmos. Apesar dos esforços constantes para mantê-la, a destruição de habitats, colheita excessiva, poluição e introdução inadequada de plantas e animais estrangeiros aumentou. Por isso, ações urgentes e decisivas são necessárias para conservar e manter genes, espécies e ecossistemas, visando o manejo sustentável dos recursos biológicos.


Três Lagoas é um berço de diversidade biológica, onde qualquer caminhada pela cidade – principalmente pela Lagoa Maior – traz um pouco do pantanal para dentro do perímetro urbano. Basta poucos minutos e já é possível ouvir o som das araras-canindés, as curicacas, garças, curicas e tantos outros pássaros. Além dos “penosos”, os animais mais fácies de encontrar são as queridas capivaras; por toda parte da Lagoa Maior é possível encontrar uma capivara se banhando, cuidando dos filhotes, sempre um encanto para os olhos.


Por meio da Educomunicação e Educação Ambiental, o CRETL promove a cidadania, participação e o desenvolvimento sustentável, estimulando crianças e adolescentes a reconhecerem e valorizarem a biodiversidade como patrimônio da humanidade. As práticas vão de pesquisas, entrevistas e investigações à produções textuais e audiovisuais acerca dos temas propostos. Os alunos são encorajados a trazerem conteúdos e buscar assuntos relevantes aos temas que são discutidos em rodas de conversa e debates.



Para esse dia especial, compartilhamos um acervo de fotos com a diversidade biológica encontrada na cidade de Três Lagoas, MS, confira:



Sobre o Centro:


O Projeto Centro de Referência Esportiva Três Lagoas é uma iniciativa estruturada a partir da consolidação de um espaço popular para a prática esportiva, com o propósito de ofertar atividades esportivas educacionais para atendimento a crianças, adolescentes e jovens, de maneira integrada com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e com as políticas públicas locais.


O objetivo do projeto é contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação e democratização do acesso a atividades esportivas educacionais inclusivas e qualificadas; a formação cidadã por meio de ferramentas de Educomunicação e Educação Ambiental por meio de práticas para a proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Desse modo o CRE/TL se conecta a diferentes redes e projetos nacionais e internacionais por meio de parcerias estratégicas e plataformas de comunicação globais e locais. mais em https://www.cretreslagoas.org/quem-somos


0 visualização
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO