google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Oficinas de Educomunicação do CRETL terão início no mês de Novembro
  • Cadu Lanne

Oficinas de Educomunicação do CRETL terão início no mês de Novembro


O mês de Novembro marca o início das atividades de formação de adolescentes e jovens na área de Educomunicação do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas, que irá realizar Oficinas de Educomunicação para Adolescentes e Jovens dos municípios que fazem parte do Projeto.


Agenda das Oficinas de Educomunicação nos Municípios:


19/11- Sta. Rita do Pardo

20/11- Brasilândia

22/11- Aparecida do Taboado

26/11- Selvíria


Serão realizadas um total de 07 oficinas de Educomunicação e Cidadania com a previsão de cerca de 200 participantes dos municípios de: Três Lagoas, Selvíria, Inocência, Água Clara, Aparecida do Taboado, Santa Rita do Pardo e Brasilândia. Durante o espaço entre uma oficina e outra os participantes de cada município continuarão desenvolvendo ações e atividades voltadas para Educomunicação utilizando a tecnologia de EAD (Ensino a Distância) no Portal do CRETL.


Para o próximo ano a Educomunicação estará presente em dois Eventos de Desenvolvimento Sustentável e Educomunicação que serão realizados em parceria com as Prefeituras Municipais contarão com a participação de Escolas e Organizações Parceiras com vistas a promover os conceitos de Educomunicação e Desenvolvimento Sustentável tendo por base os ODS das ONU visando o reforço escolar dos conteúdos transversais do currículo.


Para Carlos Eduardo Moreira, Coordenador de Comunicação do CINTERCOOP (Centro Internacional de Cooperação para o Desenvolvimento), que atua na moderação de atividades de Educomunicação no Brasil e no Exterior em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e adolescência – UNICEF, a parte mais interessante da Educomunicação é a vivência, "aprender a fazer fazendo, adolescentes e jovens precisam ir além das teorias, para alcançarem um aprendizado significativo, eles precisam da experiência a partir da prática e a no campo da comunicação isso já acontece no primeiro momento que eles se conectam às redes sociais".



Sobre a Educomunicação


A Educomunicação visa somar com o ensino tradicional acrescentando experiências e agregando valores. Através do trabalho desenvolvido pela educomunicação, os professores conseguem resgatar o centro de interesse dos alunos, que antes se mostravam desmotivados diante do processo de aprendizagem, pois saem da rotina da sala de aula, desenvolvendo um processo dinâmico e prazeroso.


É conceituada como o “método de ensino no qual a comunicação em massa e as mídias em geral e, atualmente, as redes sociais são usadas como elemento de educação. É também um campo de convergência entre a educação e outras ciências humanas, que começou a surgir a partir dos anos 70, pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo)”.


No intuito de aproximar adolescentes e jovens aos processos de comunicação em um ambiente novo, onde a tecnologia cria canais de comunicação e modifica as formas de interação entre pessoas e notícias. Neste cenário de práticas inovadoras que a Educomunicação se torna imprescindível como forma de Educação e Conhecimento.


Baseado em eixos temático de relevância para os participantes a Educomunicação tem como objetivo o desenvolvimento de ações direcionadas para o público jovem promovendo o uso da internet segura, utilizando diversas ferramentas online e redes sociais para publicação dos materiais produzidos.


Todas as ações da Educomunicação levam em conta o protagonismo juvenil, considerando autonomia em todas as produções, sejam elas fotografias, vídeos, textos e outros materiais digitais, considerando sua responsabilidade sobre as publicações.

63 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!