google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Outubro Rosa e o Empoderamento Feminino

Outubro Rosa e o Empoderamento Feminino

Além de abordar toda essa questão de prevenção, o Outubro Rosa nos traz uma mensagem além.


A campanha fala também, sobre o autocuidado, o amor próprio, a saúde física e mental e a realização de todos os desejos, enquanto mulheres.


Ela trata sobre o empoderamento feminino, termo tão utilizado atualmente, mas que poucas pessoas sabem o real significado dele.

Empoderar-se diz respeito à liberdade de exercer as próprias escolhas, livres de padrões impostos. Mulheres empoderadas são mulheres livres para serem e fazerem o que sentirem desejo, seja na vida pessoal ou profissional.


----------------------------------------------------------------------

#TIPOMENINA: Como tudo começou


Usar #TIPOMENINA como um insulto é ataque contra qualquer menina adolescente. E já que o resto da puberdade também não é nada fácil, é simples ver o grande impacto que isso pode ter na confiança de uma menina.

Conheça a campanha #TIPOMENINA

- > https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br/sobre-nos/como-tudo-comecou

----------------------------------------------------------------------


Por que devemos apoiar o Outubro Rosa?


A campanha Outubro Rosa surgiu para alertar, conscientizar e alcançar mulheres em todo o país, sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a fim de diminuir os números assustadores que ocorrem no território brasileiro.


É preciso que as mulheres conheçam seu corpo e suas mamas e que estejam atentas a qualquer alteração que possa indicar qualquer anormalidade, e que procurem imediatamente auxílio médico caso haja alguma suspeita.


A campanha trata exatamente disso: incentivar as mulheres a realizarem o autoexame e os exames de rotina, para poderem prevenir a doença.


O câncer de mama na esfera global e no Brasil


Segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), em sua última pesquisa sobre a incidência do câncer no mundo, o câncer de mama está entre os três mais incidentes, junto com o de pulmão e o colorretal, e é o que mais acomete mulheres em 154 países dos 185 analisados.

No Brasil os números também são assustadores.


Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama também é o tipo que mais ocorre em mulheres em nosso país. Para o ano de 2019, foram estimados 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de 51,29 casos a cada 100 mil mulheres. Os índices indicam que o câncer de mama representa a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.

A importância do diagnóstico precoce e da redução de risco


A incidência da doença aumenta em mulheres a partir dos 40 anos. Abaixo desta faixa etária a ocorrência é menor, bem como sua mortalidade.


A redução de risco e o diagnóstico precoce, seguem sendo as melhores chances para reduzirmos os números de mortalidade por câncer de mama.


Segundo o INCA, é possível reduzir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama, seguindo alguns hábitos:

  • Seguir uma alimentação saudável;

  • Praticar atividades físicas regularmente;

  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

  • Não fumar;

  • Evitar o uso de hormônios sintéticos em altas doses.


Já o diagnóstico precoce possibilita maiores chances de cura da doença, chegando a 95%. Quanto mais avançada se encontra a doença no momento do diagnóstico, mais esta chance de cura diminui.


Mulheres saudáveis e realizadas


No universo predominante das profissões vistas exclusivamente para homens, diversas mulheres lutam todos os dias para provarem que gênero não define a ocupação que se deseja seguir.


No final das contas, o objetivo deste texto é mostrar que as mulheres, precisam manter hábitos saudáveis e garantir que sua saúde esteja sempre em dia, para que possam realizar todos os sonhos e objetivos, afinal, mulher que se ama de verdade, se cuida.


Fontes:

https://www.bovenau.com.br/blog/outubro-rosa-e-o-empoderamento-feminino/

https://www.alwaysbrasil.com.br/pt-br/sobre-nos/como-tudo-comecou

0 visualização
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO