google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Segunda etapa do Circuito de Oficinas de Educomunicação e Meio Ambiente do CRETL

Segunda etapa do Circuito de Oficinas de Educomunicação e Meio Ambiente do CRETL

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas inicia segunda etapa de atividades de formação continuada nos municípios parceiros do Projeto

O mês de Agosto marca a segunda Etapa do Circuito de Oficinas de Educomunicação e Meio Ambiente do Centro de Referência Esportiva que teve início em 06/08/2019 e trouxe algumas novidades significativas para as atividades:


Municípios atendidos pelo Circuito de Oficinas do #CRETL:

  • Inocência

  • Selvíria

  • Brasilândia

  • Aparecida do Taboado

  • Santa Rita do Pardo

  • Água Clara

  • Três Lagoas


A faixa etária atendida dessa etapa é uma grande novidade para as oficinas, que na primeira etapa esteve focada em alunos de nono, primeiro e segundo ano da rede pública de ensino, trazendo mudanças significativas nas atividades como o auto conhecimento e o estímulo da criatividade através do lúdico, resgatando valores e o trabalho coletivo.



No primeiro momento as atividades do Circuito de Oficinas traziam conteúdos e ações mais técnicas explorando as teorias com práticas valorizando o aprendizado através de algumas vivências, despertando assim o espírito protagonista dos adolescentes.


A segunda etapa de execução, no entanto, traz ações focadas no tema social, no ser humano, onde no estímulo à descoberta, ao pensar, ao criar, à experimentação e a aproximação do saber introduz os temas do auto conhecimento, relações sociais e trabalho em conjunto, com o intuito de estimular o lado criativo, lúdico e o espírito de equipe ao passo que produzam ações relevantes, meio ambiente físico e virtual.


Segundo Marco Antônio C. Pereira, Coordenador do Departamento de Meio Ambiente do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas, "precisamos descobrir formas de atuação que transformem os alunos em agentes de mudança. Estimulando e incentivando o protagonismo juvenil por meio do levantamento de problemas da comunidade, criação de propósitos e busca de soluções com as lentes do desenvolvimento sustentável".



As Oficinas de Educomunicação, por sua vez trouxe o universo dos quadrinhos para dentro das salas de aula, onde os alunos participantes do projeto nas escolas desenvolveram histórias em quadrinho a partir de contos e lendas regionais, meio ambiente e o folclore brasileiro.




Benefícios das atividades extracurriculares na educação infantil 


Segundo estudiosos, o aprendizado das crianças é enriquecido a partir de diferentes formatos e metodologias de ensino. O contato com outras fontes de conhecimento é importante para a formação geral dos sujeitos, o que contribui para o desenvolvimento de adultos mais críticos, participativos e culturalmente desenvolvidos. Entre os benefícios das atividades extracurriculares estão:

- Favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo das crianças;

- Despertam a criatividade e o talento para outras atividades;

- Ampliam a visão de mundo das crianças;

- Favorecem o entendimento prático dos conteúdos em sala de aula;

- Aumentam a autoestima;

- Melhoram a sociabilização das crianças. 


Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/a-importancia-das-atividades-extracurriculares-nas-escolas



Banner do Circuito de Oficinas de Educomunicação e Meio Ambiente do CRETL

12 visualizações

realização:

apoio:

patrocínio:

logo-patria-amada-brasil-horizontal_vert
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de publicar um artigo?

Fale Conosco!