google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação

Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação

Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação, define a criação do Plano Municipal da Primeira Infância em Três Lagoas como prioridade absoluta nos municípios da Costa Leste do MS


O Centro de Referência Esportiva Três Lagoas, patrocinado pela Petrobras é uma conquista para a garantia dos direitos da primeira infância apontam especialistas e autoridades em Três Lagoas. O patrocínio da Petrobras transforma as políticas públicas de educação e esporte e promove o direito de brincar em toda a costa Leste do Mato Grosso do Sul



Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação

Nos dias 09 e 10 de agosto, em Três Lagoas - MS, aconteceu o Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação. O evento, que foi organizado pelo Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas e contou com patrocínio da Petrobras, reuniu professores, gestores e autoridades da educação pública para discutir a importância da primeira infância para o desenvolvimento psicomotor, social e cognitivo das crianças.

Reunião de Alto Nível:

Durante a tarde de sexta-feira, 09, a Diretora Executiva da ANDI - Agência de Notícias dos Direitos da Infância, e Secretária Executiva da RNPI - Rede Nacional Primeira Infância, Miriam Pragita; o Diretor do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas, Gilbert Scharnik; a Secretária Municipal de Educação de Três Lagoas, Heliety Alves Antiqueira; a Prof. Dra. Terezinha Bazé, representando a UNIGRAN e o Fórum Regional de Educação Infantil Costa Leste juntamente com o Coordenador Aroldo Antonio Silva e outros importantes membros desse colegiado; e ainda representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas, da Secretaria de Estado da Educação, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação da Costa Leste do MS, acadêmicos e representantes comunitários, se reuniram para articular a criação do Plano Municipal da Primeira Infância em conjunto com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e a Câmara dos Vereadores.

"Tivemos uma reunião excelente com especialistas e secretários da Primeira infância da Costa Leste do Mato Grosso do Sul”, comentou Miriam Pragita, “a compreensão da importância da elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância nos municípios, é sem dúvida, o melhor fruto dessa articulação propiciada pelo CRE", explicou a Diretora. Pragita também elogiou o trabalho do CRE ao comentar que “Três Lagoas e seu CRE são um caso surpreendente de sucesso e eficiência. Não tenho dúvidas que, ao se dedicarem ainda mais à Primeira Infância, todos sairão ganhando".

“A reunião foi uma oportunidade ímpar para nós que, muitas vezes, nos sentimos sozinhos lutando pela primeira infância e pela educação infantil”, destacou a Profª. Dra. Terezinha Bazé. “Ter recebido a Prof. Miriam Pragita em nossa cidade foi aquilo de melhor que o Centro de Referência Esportiva, com o patrocínio da Petrobras, poderia promover para nós que trabalhamos nessa área. A presença dela, somada ao trabalho que o CRE está fazendo, servem de estímulo para sabermos que não estamos sozinhos nessa luta”, complementou Bazé que aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho de responsabilidade socioambiental exercido pela Petrobras, “Saber que temos uma empresa que tem nome, e trabalhos realizados, e que vem agindo em prol da educação, do esporte e do lazer das crianças, nos fortalece muito e amplia essa consciência de que precisamos lutar mais para conquistar a criação do Plano Municipal da Primeira Infância em nossa cidade”.

O Seminário e suas contribuições para a compreensão dos Direitos da Primeira Infância

Na noite do primeiro dia das 19:00 às 21:00, o painel de abertura do seminário, contou com a presença do Prof. Dr. Sydnei Ferreira Ribeiro do Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul que apresentou e destacou a relevância do ECA na construção das políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, além, de apresentar aspectos relacionados ao contexto das conferência e convenções das quais o Brasil é signatário.

O prof. Emerson Silva destacou a relevância do profissional de Educação Física na construção de um processo pedagógico escolar que ofereça oportunidades iguais de participação e acesso ao esporte desde a primeira infância. Nesse sentido destacou a relevância de projetos da SEMEC/TL como os JAES e também da Fundesporte por meio dos Jogos Escolares, lembrando sempre da relevância do educador na garantia dos princípios do Esporte educacional: autonomia, inclusão, igualdade de oportunidades, diversidade e construção coletiva.

A representante da Coordenadoria de Educação do Estado do MS, Marizeth Bazé destacou o processo de cooperação entre os atores do governo do estado e prefeituras municipais para ampliar a capacidade operacional e fortalecer as redes de atenção à criança e ao adolescente de forma compartilhada.

A Secretaria Municipal de Educação, representada pela Prof. Heliety Antiqueira, que representou oficialmente o Prefeito Angelo Guerreiro, no Seminário destacou os principais projetos do governo municipal de Três Lagoas para ampliar a oferta de um ensino de qualidade para a primeira infância e ainda a formação de quadros da educação infantil capacitados para atuar com esse público.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de TL apresentou os principais programas do segmento destacando os projetos que se articulam em diferentes segmentos de forma a prover uma atenção multidisciplinar para crianças na primeira infância e também para as suas famílias. Coube a Prof. Terezinha Bazé destacar a relevância da criação do Plano Municipal da Primeira Infância nos municípios da Costa Leste do MS, sendo esse tema também objeto da abordagem feita pelo Prof. Aroldo Silva, coordenador do Fórum, e Mirian Pragita, Secretária Executiva da RNPI e Diretora da ANDI - Comunicação e Direitos, convidada de honra do Seminário, que destacou a relevância de um processo articulado com a esfera nacional e internacional para a consolidação das políticas públicas na área da Infância e a mútua colaboração de governo, sociedade civil, educadores, familiares e as próprias crianças para que os direitos da Primeira Infância sejam efetivados.

O Pós Doutor e Pesquisador na área de aprendizado, Armando Marino Filho, foi responsável pela palestra “O Direito de Brincar” e tratou não apenas do direito legal, garantido por lei, que a criança tem de brincar e se divertir, mas sim do direito de brincar através de uma perspectiva dos direitos humanos. “A brincadeira altera o valor posicional da criança perante o jogo social durante aquele momento específico. O sofrimento psicológico do querer ser, e não poder, cria no cérebro da criança um processo de imaginação e criação fantasiosa. É isso, é essa situação fantasiosa do jogo social, que chamamos de ludicidade. Isso é o jogo lúdico, imaginário e fantasioso e a gênese dele é o sofrimento psicológico. Na natureza da brincadeira está o sofrimento psicológico, ela resolve isso e gera o prazer de brincar. Por isso é necessário para a criança brincar, para que ela saia do estado de sofrimento psicológico”, explicou Armando.

O Coordenador do Núcleo de Educação Física da SEMEC/TL, Semy Elias, foi responsável pela palestra “Educação e Cuidado: reflexões, possibilidades e responsabilidades”, sobre ações voltadas ao cuidado e educação de bebês e crianças pequenas. Semy explicou que a inteligência e a personalidade da criança são formadas à partir de novas necessidades e que ela aprende aquilo que a impacta e emociona. “O bebê ao mamar pela primeira vez, supre a necessidade de sobrevivência, comida, e ao mesmo tempo aprende uma nova necessidade, que é a necessidade de carinho, de estar com outras pessoas, a necessidade da própria mãe. À partir de uma necessidade, o bebê passa a aprender mais necessidades e com isso atribui valor para as ações e passa a formar sua personalidade”, detalhou o Coordenador.

O grupo teatral Nem Nome Tem, com apoio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), apresentou “O Lúdico e o Imaginário, histórias para contar e ser contadas” sobre a importância da prática da leitura e contação de histórias na Educação Infantil. O grupo realizou uma performance onde contou a história “Camilão, o porco comilão” e divertiu a plateia enquanto demonstrava como usar a imaginação para incentivar a criatividade e a expressão.

O Prof. Aroldo Antonio Silva, Coordenador do Fórum Regional da Educação Infantil da Costa Leste, tratou sobre “Atividades Físicas e Educação Infantil”. A palestra trouxe teorias e práticas já aplicadas em algumas escolas da rede municipal de ensino que reforçam os principais objetivos da atividade física infantil como o domínio do controle corporal, a capacidade de diferenciar cada parte do corpo e adquirir noções de espaço, melhorar o desempenho em atividades físicas e cooperar em atividades de grupo.

Ao longo da tarde aconteceram oficinas práticas de confecção de brinquedos utilizando materiais simples que podem ser encontrados em qualquer lugar, além de contação de histórias e a importância da criatividade no desenvolvimento da educação infantil.

“O seminário foi importantíssimo para reforçar a primeira infância como tema de absoluta prioridade nas políticas públicas”, comentou o Professor Aroldo Antônio Silva, representante do Fórum Regional de Educação Costa Leste. Segundo Aaroldo, “É a partir dessas discussões, consolidadas pelos participantes e especialistas, que o poder público tem acesso a conceitos que são de extrema importância para a consolidação de um projeto educacional que atenda os direitos da criança de forma plena nos municípios da região”. O professor ainda garantiu que “O Seminário foi um passo fundamental para alavancar esse processo de oportunizar e garantir os direitos da primeira infância na região, em especial o esporte e a educação, que são fundamentais para o desenvolvimento afetivo e emocional dessas crianças”.

Para o Diretor do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas, Gilbert Scharnik, “o evento foi importantíssimo para reforçarmos a necessidade de ver a Primeira Infância como prioridade, tanto na criação de políticas públicas quanto nas ações tomadas por professores e agentes educacionais no dia a dia”. Scharnik também comentou sobre a capacidade de mobilização e alcance do CRE ao transmitir o evento ao vivo pelas redes sociais, “A transmissão do seminário pelas redes do Centro de Referência Esportiva foi visualizada por mais de duas mil pessoas em todo o Brasil, isso mostra que essa discussão afeta não só a nossa região, mas todo o país”.

Os vídeos contendo as palestras dos dois dias do Seminário Primeira Infância - Esporte e Educação podem ser assistidos na página oficial do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas no Facebook através deste link.

--

Lucas Casasco, assessor de imprensa do Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

0 visualização
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO