google58f7363722c802d5.html google0518e1b48949e8e4.html Setembro Amarelo: A importância do Esporte no Combate à Depressão

Setembro Amarelo: A importância do Esporte no Combate à Depressão



A prática de esportes e atividades físicas é sempre recomendada por médicos e outros especialistas em saúde, afinal de contas esse tipo de atividade ajuda no combate a uma série de doenças. Da redução do colesterol ruim à melhora na disposição, a prática regular de esportes tem impactos positivos diversos em nossa vida.


Setembro chegou trazendo consigo a campanha do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e nós do Centro de Referência Esportiva de Três Lagoas decidimos aproveitar a data para falar justamente da importância do esporte no combate à depressão, uma das principais causas de suicídio entre crianças, adolescentes e jovens.

Primeiro precisamos explicar que a depressão é um distúrbio decorrente de conflitos internos somados a uma alteração bioquímica e que pode ser desencadeada por vários fatores. Os principais sintomas são sentimentos de desamparo e desesperança, perda de interesse nas atividades diárias, irritabilidade, perda de energia, autoaversão e pensamento suicida.


Enfim, uma sensação de angústia permanente. Mas apesar de encontrarmos informações a respeito da depressão, de maneira fácil e simples, é bom lembrar que é de extrema importância consultar um psiquiatra ou psicólogo para ter o diagnóstico correto.


Mas como o esporte pode aliviar esses sintomas, ou até mesmo ajudar no tratamento da depressão? Descobertas recentes apontam que a prática regular de atividades físicas é uma forma bastante eficaz tanto na prevenção quanto no controle da doença.


Durante a realização de exercícios físicos, o organismo libera dois hormônios essenciais no tratamento da depressão: a endorfina, popularmente conhecida como “hormônio da alegria”, que gera sensação de bem-estar, euforia e alívio das dores; e a dopamina, que apresenta efeito analgésico e tranquilizante. Tanto a Endorfina, quanto a Dopamina apresentam influência direta em nosso humor e são geradas naturalmente por nossos corpos ao realizarmos atividades físicas.


Exercícios aeróbicos como nadar, correr, pedalar, pular corda e remar realizados duas vezes por semana, entre 20 e 40 minutos são os mais indicados para a liberação desses hormônios. Além disso, exercícios ao ar livre ajudam o corpo a produzir serotonina, outra substância que ajuda a regular nosso humor.


Por esses motivos, exercícios físicos promovem em nós a sensação de bem estar, alívio e aumento da nossa energia, juntamente com diminuição da tensão, da raiva e dos sentimentos negativos trazidos pela depressão.

0 visualização
#CRETL
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Centro de Referência Esportiva Três Lagoas

E-Mail: secretaria@cretreslagoas.org

Fone/whatsapp: (067) 99866-6357

Av. Odair Rosa de Oliveira - Jardim Bela Vista,

Três Lagoas - MS, 79600-090

Gostaria de matricular-se?

Gostaria de Publicar Artigo?

FALE CONOSCO